PROF. EDUCADOR MORILLO FERREIRA -
Formado em Educação Física pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas e Pós-Graduado em Psicomotricidade, Especialista em Treinamento Funcional e TRX - Force, Obesidade e Obesidade Infantil, Emagrecimento e Musculação, Reabilitação Motora, Treinamento de Corrida de Rua.

PROF. EDUCADOR RENATO SIQUEIRA - Formado em Educação Física pela Universidade Nove de Julho, Personal Trainer Especialista em Treinamento Funcional e Treinamento de Força, Obesidade e Obesidade Infantil, Emagrecimento, Reabilitação Motora e Grupos Especiais, Treinamento de Corrida de Rua.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

SÍNDROME FEMOROPATELAR

Queridos seguidores, começamos agora a falar sobre as 7 pragas que do asfalto que podem atrapalhar sua corrida. Nessa primeira parte iremos falar sobre a Síndrome Femoropatelar.

Mas afinal, o que é Síndrome Femoropatelar?
Se trata de uma irritação da cartilagem que envolve a porção anterior da patela. Ela se manifesta durante ou após longões, quando se fica sentado por muito tempo ou ao descer escadas.

FATORES DE RISCO - qualquer pessoa que coloca carga extra sobre o joelho está vulnerável a essa lesão. Os fatores de riscos incluem excesso de pronação (quando o pé vira muito pra dentro da pisada) e fraqueza nos quadríceps, quadril e glúteo.

RECUPERAÇÃO - é preciso aumentar em alguns dias o tempo de descanso e diminuir a quilometragem. Fortaleça a musculatura enfraquecida do quadril e dos glúteos fazendo o exercício "passo para o lado". Coloque uma faixa elástica ao redor das pernas (logo acima dos joelhos). Afaste os pés e flexione os joelhos. Nessa posição, dê 10 a 15 passos para o lado. Em seguida mude a direção. Usar gelo após a corrida também alivia os estágios iniciais da lesão. Evite correr em descidas.

Revisão dos Joelhos
PARE - Dor na face interna ou externa do joelho, logo após acordar, que não para ao longo do dia.
VÁ COM CALMA - Pontadas no começo da corrida, que se dissipam e que reaparecem depois da corrida. Sensação incômoda depois de ficar sentado por muito tempo.
VÁ CORRER - Nenhuma dor, mesmo depois de ficar duas horas sentado vendo um filme ou após uma longa corrida em descida.

Amanhã falaremos sobre a Tendinite Calcânea.

FONTE: revista Runner´s


Prof. Educador Morillo Ferreira
Prof. Educador Renato Siqueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário