PROF. EDUCADOR MORILLO FERREIRA -
Formado em Educação Física pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas e Pós-Graduado em Psicomotricidade, Especialista em Treinamento Funcional e TRX - Force, Obesidade e Obesidade Infantil, Emagrecimento e Musculação, Reabilitação Motora, Treinamento de Corrida de Rua.

PROF. EDUCADOR RENATO SIQUEIRA - Formado em Educação Física pela Universidade Nove de Julho, Personal Trainer Especialista em Treinamento Funcional e Treinamento de Força, Obesidade e Obesidade Infantil, Emagrecimento, Reabilitação Motora e Grupos Especiais, Treinamento de Corrida de Rua.

sexta-feira, 20 de julho de 2012

FASCITE PLANTAR

Dando seguimento as 7 pragas do asfalto citaremos hoje a Fascite Plantar que são pequenas fissuras ou inflamação dos tendões e ligamentos que se estende do calcanhar aos dedos dos pés. A dor, ao longo do arco do pé ou na parte inferior do calcanhar, costuma ser mais intensa nas primeiras horas do dia.

FATORES DE RISCO - corredores cujo o arco do pé é muito baixo ou muito alto estão mais vulneráveis, por que ambos os tipos de pé fazem com que a fáscia plantar fique estendida durante a passada e afaste-se do osso do calcanhar. Outras causas possíveis são a pronação (quando o pé vira para dentro) e a supinação (quando o pé vira para fora) excessivas e o aumento brusco do volume de treino. Além disso, tensão nos músculos flexores do quadril, fraqueza no core (músculos do abdome, glúteo e lombar) o históricos de dor nas costas podem contribuir.

RECUPERAÇÃO - role uma garrafa de água congelada sob os pés por 5 minutos, cinco vezes ao dia. Alongue a fáscia e fortaleça a região do core. Correr com as dores pode prolongar o tempo de recuperação, que pode variar de três meses a um ano, mas geralmente costuma ser de seis meses.

De olho nos pés
PARE - dor e sensibilidade no arco dos pés, contínua, que não desaparece nem depois que você aquece nos treinos.
VÁ COM CALMA - dor ao se levantar da cama (de manhã), ao se levantar depois de ter ficado sentado por um período prolongado ou no início da corrida.
VÁ CORRER - nenhuma dor o dia todo, inclusive ao se levantar de manhã. Caminhar de pés descalços sobre a superfícies duras não é um problema.

FONTE: revista Runner's

Prof. Educador Morillo Ferreira
Prof. Educador Renato Siqueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário