NO CAFÉ DA MANHÃ - procure comer carboidratos de fácil digestão como torradas, biscoito de agua e sal e bolos não gordurosos. Pois os carboidratos complexos, amidos, são de fácil digestão e absorção, estarão presentes na corrente sanguínea após aproximadamente 40 minutos.
Utilize geléia a vontade pouca manteiga e poucos frios - Alimentos proteicos ou gorduras são de digestão lenta e poderão retardar o esvaziamento gástrico durante a digestão e prejudicar o tempo de absorção, o que fará que você corra com o estômago cheio.
Procure tomar chá e sucos diluídos, evite tomar muito leite e café - o leite como alimento proteico poderá retardar o esvaziamento gástrico, dependendo da capacidade digestiva do corredor. O café em excesso poderá deixar mais excitado e aumentar a pulsação cardíaca.
HIDRATAÇÃO - após o café da manhã tome pequenas quantidades de liquido a cada 20 minutos (50 ml) e durante a prova hidrate-se em todos os postos - é importante manter o corpo hidratado, o melhor sinal disto é a urina clara. Durante a prova haverá postos de hidratação ao longo do percurso, não deixe de hidratar desde o começo, pois a falta de hidratação poderá afetar sua potência e resistência de corrida.
ENERGÉTICO NO DIA DA PROVA - se utilizar energéticos-carboidratos, comece apenas 20 minutos antes da largada - o uso muito antecipado de energéticos-carboidratos contendo açucares, glicose ou maltodextrinas poderá levar a hipoglicemia relativa durante a corrida, prejudicando a performance.
fonte: corpore.org.br
Prof. Educador Morillo Ferreira
Prof. Educador Renato Siqueira
Nenhum comentário:
Postar um comentário