As 5 grandes "panes" da cabeça do corredor:
1 - A busca da perfeição - Se a meta for fazer sempre o treino ideal, você vai desperdiçar tempo e energia valiosos para se recuperar de decepções inevitáveis. Aprenda a encarar os dias de repouso como parte do treino e corridas ruins como aprendizado, diz Stan Beeham, psicólogo do esporte na Geórgia (EUA).
2 - Excesso de preocupação - Alguns corredores nunca se sentem bem consigo mesmo, independentemente de quão bem eles corram. "Digo aos atletas para se lembrarem de que correr é uma atividade que eles praticam, mas que isso não define quem eles são", diz Beeham. Ao se desprender do seu desempenho, você terá energia mental para a corrida.
3 - Estresse - Não encane com coisas fora do seu controle. Procure o melhor desempenho possível, apesar dos aspectos externos.
4 - Metal mal definidas - Alcançar o desempenho máximo requer assumir riscos e sair da zona de conforto. Você não precisa enlouquecer ou ter metas inatingíveis, mas deve se esforçar.
5 - Falta de foco - Se você encarar uma competição do mesmo modo como encara os treinos, com a postura do " vamos ver o que acontece", corre o risco de não alcançar o objetivo." Envolva-se mentalmente", diz Beeham. Estabeleça pequenas metas, como acompanhar o corredor que está à sua frente. A prova passa mais rápido e sua chance de recorde pessoal aumenta.
FONTE: Revista Runner´s
Prof. Educador Morillo Ferreira
Prof. Educador Renato Siqueira
Nenhum comentário:
Postar um comentário