Seguindo a linha da nutricionista Dra. Soraia Azzuz (http://soraianutricaoesportiva.blogspot.com.br/), falaremos um pouco mais sobre os Aminoácidos Essencias.
Durante os exercícios, nossos músculos sofrem microlesões. Para recuperá-los corretamente, cocê precisa obter um saldo proteico positivo no músculo. Ou seja: a quantidade de "tijolos" que servirão para recuperar o músculo (processo chamado de síntese proteica) deve ser maior que a quantidade de "tijolos" degradados durante e imediatamente após o exercício (degradação proteica). Para isso, basta consumir após o treino a quantidade certa de aminoácidos - os constituintes das proteínas - principalmente os essenciais.
Destes fazer parte os aminoácidos ramificados leucina, valina e isoleucina. São os famosos BCAA (branched-chain amino acids), comuns sob a forma de suplementos. No caso dos atletas, a ingstão de cerca de 8 a 10 gramas desses aminoácidos é suficiente para estimular e potencializar a síntese proteica durante as duas primeiras horas da recuperação. Comece a suplementação logo após o exercício, para antecipar sua oferta na célula e não atrasar a reconstrução muscular. Os BCAA também são encontrados em alimentos de origem animal como carnes e laticínios. Um pedaço de carne vermelha ou frango ou peixe ( de 100 gramas) contém em média 4 gramas de BCAA, um copo de leite (200ml) tem 8 gramas e um pode (200 ml) de iogurte tem 2,5 gramas.
Fonte: Revista Runner's
Prof. Educador Morillo Ferreira
Prof. Educador Renato Siqueira
Nenhum comentário:
Postar um comentário